Seja para melhorar a estética corporal ou para reduzir gordura localizada, a lipoaspiração é uma cirurgia bastante procurada pelos brasileiros. De acordo com dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), desde 2010, aproximadamente 217 mil brasileiros se submetem a uma lipoaspiração a cada 365 dias.
Além disso, a lipo está entre as cirurgias mais procuradas no país, ficando atrás apenas do silicone.
A lipoaspiração é um procedimento indicado para remoção do excesso de gordura de determinadas regiões do corpo, como barriga, coxas, flancos, entre outros. A cirurgia pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens.
Por se tratar um procedimento cirúrgico invasivo, é preciso se preparar para o período pós operatório. Ainda, para que os resultados sejam mantidos por longos períodos é necessário criar uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável.
Continue a leitura para entender tudo sobre a lipoaspiração, quais são os seus benefícios e em quais casos ela é mais indicada.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral, dependendo do volume e da extensão da área tratada. Ainda assim, o mais indicado é utilizar a anestesia geral, pois é a forma mais segura para a realização do procedimento.
Apesar de ser mais comum na barriga, a lipoaspiração pode ser aplicada em qualquer parte do corpo. Braços, pernas, abdômen e quadril são os locais mais comumente tratados com a intervenção.
Para realizar a cirurgia, o médico utiliza uma cânula fina, que é inserida nas áreas de remoção do tecido adiposo. Na sequência, o profissional faz a sucção da gordura.
A duração do procedimento depende da quantidade de gordura e extensão da área a ser operada, podendo durar minutos ou algumas horas.
Em alguns casos, é possível associar a lipoaspiração à lipoescultura, que consiste na remoção de gordura de uma região e inserção em outra, com o objetivo de melhorar os contornos corporais.
Quais são os benefícios da lipoaspiração?
A lipoaspiração é a segunda cirurgia estética mais procurada entre os brasileiros. Um dos motivos para essa procura está associado ao número de pessoas com sobrepeso e obesidade no país.
A última pesquisa do IBGE mostra que a proporção de obesos com mais de 20 anos quase dobrou entre 2003 e 2019, aumentando de 12,2% para 26,8%. Ainda, em 2019, aproximadamente 41 milhões de brasileiros estavam obesos. Já o excesso de peso atingia mais de 60% da população.
Outro motivo está associado à dificuldade de perder gorduras localizadas em regiões específicas do corpo, apenas com exercícios físicos e dieta. Sendo assim, o procedimento é um forte aliado para as pessoas que buscam melhorar a estética corporal e viver com mais qualidade de vida. Veja alguns dos benefícios da lipoaspiração:
- Resultado mais rápido;
- Perda de peso após a realização da lipoaspiração;
- Melhora da qualidade de vida em pacientes obesos;
- Remoção da gordura de forma efetiva;
- Remoção de células de gordura, o que dificulta o ganho de peso posterior;
- Melhora da autoestima.
Quais são os principais cuidados no pós-operatório?
As orientações para o pós-operatório devem ser seguidas à risca, afinal, o sucesso da cirurgia depende bastante do processo de recuperação. É normal sentir desconfortos e dores no local do procedimento alguns dias depois. Possivelmente, o médico fará a prescrição de medicamentos analgésicos para diminuir os sintomas.
Além disso, há algumas recomendações básicas que são comuns a todos. Confira:
Caminhada lenta: caminhar lentamente por dez minutos, duas vezes ao dia, até uma semana após o procedimento;
Utilização da cinta: permanecer com a cinta e/ou meias de contenção durante as primeiras 72 horas após a cirurgia. A retirada para dormir geralmente é recomendada a partir dos 15 dias;
Retirada de pontos: geralmente é feita de 8 a 10 dias depois do procedimento. No entanto, esse tempo vai depender da avaliação médica.
Drenagem linfática: as massagens são necessárias para diminuir os edemas e as manchas roxas da pele. O início delas também será determinado pelo profissional.
Leia também: Você sabe qual a diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura?
Quais são as contraindicações?
Uma dúvida muito comum é se a lipoaspiração é indicada para a remoção de flacidez e/ou excesso de pele. Portanto, vale ressaltar que esse tipo de procedimento é apenas recomendado para a retirada de gordura localizada.
Em casos de excesso de pele é necessário fazer uma abdominoplastia, que pode ser feita separadamente, mas no geral, o médico combina os procedimentos.
Ademais, o médico precisa avaliar o paciente individualmente para determinar se ele está apto ou não para a lipoaspiração.
Pacientes obesos, no geral, não estão aptos, já que os resultados não são tão satisfatórios. Nestes casos, o médico pode indicar uma cirurgia bariátrica ou outros tipos de tratamento.
Onde posso fazer a cirurgia de lipoaspiração?
Por se tratar de uma cirurgia invasiva, que exige anestesia geral, o procedimento precisa ser executado em um centro cirúrgico. Lá, o médico disporá de toda a estrutura necessária para prosseguir com a intervenção.
Além disso, escolha um bom profissional para cuidar de você. A cirurgia exige muitos cuidados e deve ser realizada por médicos capacitados.
Desde 1995 no mercado, a Art Corporis é uma clínica médica de renome, situada em um dos centros médicos mais conhecidos de Brasília, o Júlio Adnet. Situado na Asa Sul, o empreendimento oferece estrutura diferenciada.
Nossos médicos possuem expertise em cirurgia plástica e estão atualizados com as melhores práticas do mercado. Clique aqui e agende uma consulta!