Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

ABDOMINOPLASTIA Brasília

O QUE É ABDOMINOPLASTIA?

A Abdominoplastia ou redução de barriga é um procedimento cirúrgico desenvolvido para diminuir o abdômen, removendo o excesso de pele e gordura, reposicionando os músculos da parede abdominal. Reduz significativamente a aparência de um abdome protuberante. Como há remoção de pele, o procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região.

Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protuido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso, hereditariedade, cirurgia prévia. Se o excesso de pele e gordura não é grande pode-se recorrer à mini abdominoplastia.

Procurando Abdominoplastia em Brasília?

Marcar uma consulta?

ABDOMINOPLASTIA DF

Mini abdominoplastia

A mini abdominoplastia tem objetivo e funcionamento semelhante a abdominoplastia. Porém, na versão mini existe uma menor complexidade no procedimento. Assim, as cicatrizes são menores e o umbigo não é afetado pela cirurgia. E ainda, o corte nos músculos do abdômen é dispensável. De qualquer maneira, também é possível obter um melhor contorno na barriga e cintura abdominal.

Então, pessoas com menor nível de flacidez e gordura abdominal apenas na parte inferior da barriga podem ser contempladas com o procedimento. Essas características costumam envolver grupos específicos, como:

  • Mulheres com múltiplas gestações, mas que não adquiriu muita flacidez no abdômen e nem perdeu tanta elasticidade;
  • Pessoas magras, mas mantém um pouco de gordura e flacidez na parte inferior do abdômen;
  • Mulheres que passaram por diástase abdominal, em que os músculos são separados do abdômen durante a gestação.

Riscos da Abdominoplastia

A técnica clássica de abdominoplastia apresenta, apesar de tudo, uma taxa de complicações algo elevada, particularmente o seroma (surge em 20 a 25 % dos casos). Trata-se da acumulação de líquido na espessura da parede abdominal. Normalmente, é uma situação que não obriga a novo internamento ou operação, isto é, pode ser resolvida no consultório. Apesar disso, pode obrigar a várias consultas adicionais e mesmo assim pode prejudicar o resultado estético final.

A maioria dos casos de seroma é resolvida com drenagem através da pele do abdômen por meio de uma agulha. Normalmente é necessário repetir algumas vezes esta drenagem, até resolução completa do líquido sob pena de o resultado estético ser comprometido. O tratamento do seroma só será feito em internamento ou no bloco operatório em casos de infecção ou de grande volume.

ABDOMINOPLASTIA
ABDOMINOPLASTIA HOMEM

Preparo para a abdominoplastia em Brasília

Antes da realização da abdominoplastia Brasília, é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para que seja verificado se existe algum risco de complicações. Por isso, o médico cirurgião normalmente indica exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.

Caso o médico verifique que não há riscos, procede à marcação e realização da cirurgia, sendo importante que a pessoa não beba, fume ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.

Como é feita a Cirurgia de abdômen

A abdominoplastia demora entre 2 a 4 horas e é feita com anestesia peridural. A partir do momento que a anestesia surte efeito, o médico faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, de acordo com o grau de correção da cirurgia, para que o excesso de gordura, de tecidos e pele possam ser removidos e para que os músculos abdominais que se encontram enfraquecidos possam ser costurados.

Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o médico também pode realizar um corte ao redor do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Em seguida, o médico procede para o fechamento dos cortes realizados na pele por meio do uso de sutura, adesivos de pele ou fitas.

É recomendado que a pessoa fique 2 a 4 dias internadas após o procedimento para garantir o sucesso da cirurgia e diminuir o risco de complicações. É normal que na semana seguinte à cirurgia a pessoa sinta dor abdominal e a região fique escura e inchada, sendo esses sintomas solucionados à medida que acontece a cicatrização. No entanto caso após uma semana os sintomas persistam, é importante voltar ao cirurgião para que seja feita a avaliação.

ABDOMINOPLASTIA

Recuperação da Abdominoplastia EM bRASÍLIA

A recuperação total da cirurgia de abdominoplastia em Brasília, demora em média 2 meses e requer alguns cuidados, principalmente com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal. É comum surgir dor no abdômen e hematomas principalmente nas primeiras 48 horas, diminuindo com o passar das semanas. Além disso, para evitar acumular líquidos no abdômen, a pessoa normalmente fica com drenos.

O resultado será bastante positivo e definitivo se o paciente não tiver uma variação considerável de peso após a cirurgia e a elasticidade da pele for boa. É importante saber que, independentemente do procedimento realizado, não existe milagre. Manter uma barriga tonificada, sem gordura localizada e flacidez requer boa alimentação, postura correta e a prática regular de atividades físicas.

________

Referências: SBCP, Plastic Surgery Grabb and Smith e Cirurgia Plástica fundamentos e Arte, Mélega

Marcar uma consulta?

Veja outras Cirurgias Plásticas que oferecemos

Cirurgia Plástica Brasília