A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para a remoção de gordura corporal. Ela consiste na introdução de um tubo de diâmetro muito pequeno conhecido como cânula através de uma incisão de cerca de 2 centímetros na pele. A cânula é, então, conectada a um aparelho que aspira a gordura.
O procedimento pode ser realizado com anestesia local ou geral, dependendo do volume e da extensão da área a ser tratada. Também pode ser feito em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos braços, pernas, quadris e abdômen. Para saber mais sobre esse procedimento tão popular, acompanhe o artigo!
Indicações e contraindicações da lipoaspiração.
Como mencionamos, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico para remover gordura localizada. Assim, ela é indicada para pessoas que estão acima do peso e desejam eliminar gordura em determinadas áreas do corpo, como barriga, coxas e culotes.
Em contrapartida, o procedimento não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves. Por isso, antes de decidir realizá-la, é importante consultar um médico especialista para avaliar se o procedimento é adequado às suas necessidades.
Complicações mais comuns após a lipoaspiração.
Este é um procedimento seguro, mas como qualquer outra cirurgia, há riscos envolvidos. Entre as principais complicações que podem surgir estão as infecções e os sangramentos. Por isso, é fundamental que a cirurgia seja feita em local adequado, por profissionais habilitados e devidamente credenciados.
Outro risco é a formação de hematomas, ou acúmulo de sangue sob a pele. No entanto, se seguidas todas as instruções do pós operatório, a recuperação tende a ser tranquila e rápida.
Recuperação pós operatória da lipoaspiração.
Após o procedimento, é comum sentir dores e inchaço. Para diminuir esses sintomas, é indicado fazer repouso e usar roupas confortáveis. Também é recomendado evitar maiores esforços físicos por pelo menos duas semanas após a cirurgia.
Além disso, ingerir bastante água e mantendo a hidratação adequada é fundamental para a recuperação do organismo. Devem ser evitados alimentos gordurosos e encoraja-se o consumo de frutas e verduras.
O objetivo é auxiliar no processo de eliminação de líquidos acumulados durante a cirurgia. Para isso, caminhadas leves e descanso geralmente trazem um resultado satisfatório. Em caso de dúvidas, converse sempre com o seu médico!
Este artigo foi útil? Deixe um comentário!