A busca pela saúde e bem estar cresceu bastante nos últimos anos. Influenciados pela constante exposição nas redes sociais, as pessoas buscam na medicina estética maneiras de corrigir algumas áreas do corpo e do rosto que as incomodam.
Além disso, com o avanço da ciência e da tecnologia, os procedimentos são mais eficientes e duradouros, apresentando bons resultados aos pacientes.
No Brasil, a procura por procedimentos estéticos não invasivos, com foco em manter a naturalidade, aumentaram significativamente.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um crescimento de 24,1% na aplicação de procedimentos injetáveis, entre 2016 e 2020. Só no ano de 2020, foram realizadas mais de 600 mil aplicações não cirúrgicas desse tipo.
Os preenchimentos figuram na lista dos procedimentos mais procurados pelos brasileiros. Este tipo de intervenção pode ser feita com o uso de substâncias como: o ácido hialurônico, a gordura do próprio corpo, a bioplastia, entre outros.
Neste artigo, vamos explicar como funcionam os preenchimentos e quando podem ser usados.
Leia também: Toxina botulínica: Quais os benefícios?
O que é o preenchimento?
O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada pelos médicos dermatologistas para corrigir os sulcos, as rugas e as cicatrizes do rosto. O procedimento é realizado através da injeção da substância na pele.
Após a aplicação, a área que recebe a substância se eleva e, logo em seguida, diminui a profundidade. Este efeito promove a reposição do volume local, melhorando seus contornos e formas.
Apesar da possibilidade do uso de outras substâncias nos preenchimentos, a mais utilizada atualmente é o ácido hialurônico.
Além disso, na maioria das vezes, os preenchedores são combinados com outros procedimentos, a fim de promover um resultado mais efetivo. Alguns exemplos são: o Botox, os lasers e os peelings.
Quando é indicado?
Os preenchimentos são indicados para tratar o rejuvenescimento facial em geral. O procedimento auxilia na redução de marcas de expressão, promovida pelas rugas, cicatrizes e sulcos. Também é bastante utilizado para corrigir a linha do bigode chinês.
Além disso, pode ser empregado para o alívio de cicatrizes de acne, na reestruturação volumétrica em regiões do rosto que sofreram perdas de gordura e sustentação com o processo de envelhecimento, na definição e aumento de volume dos lábios, bem como para o tratamento de olheiras e contorno facial.
Apesar dos preenchimentos serem indicados para pacientes acima dos 30 anos, quando os efeitos do envelhecimento começam a aparecer, pessoas mais jovens também podem utilizar a técnica para corrigir algum aspecto facial que incomode.
Onde posso aplicar o preenchimento?
O preenchimento facial pode ser aplicado em várias partes do rosto, assim como ser combinado com outros procedimentos para melhorar os aspectos gerais da face.
Veja alguns locais de aplicação da substância:
- Testa;
- Áreas com pés de galinha;
- Nariz;
- Lábios;
- Bigode chinês;
- Mandíbulas;
- Lóbulos da orelha;
- Têmporas.
Como funciona o preenchimento?
O preenchimento é um procedimento não invasivo que causa pouca ou nenhuma dor. O médico dermatologista utiliza seringa e agulhas finas para fazer a aplicação da substância.
O procedimento é relativamente simples e rápido e o paciente sai da clínica podendo continuar suas atividades diárias.
Conforme comentamos, o ácido hialurônico é o mais utilizado no preenchimento. A substância é biocompatível, ou seja, é produzida pelo nosso organismo. Portanto, não há riscos de rejeição ou outras complicações neste sentido.
O dermatologista deve solicitar um retorno à clínica entre 15 a 30 dias após o procedimento para avaliar a necessidade de retoques.
Benefícios do preenchimento
Os benefícios do preenchimento, assim como de outros procedimentos estéticos são muitos. Com ele, é possível promover o rejuvenescimento da pele, diminuir as marcas de expressão e melhorar a sua autoestima.
Além disso, os resultados aparecem logo após a aplicação, portanto não há a necessidade de fazer várias sessões e aguardar mudanças gradativas.
Você também não necessitará de repouso ou longos períodos na clínica para fazer o procedimento, pois além de rápido, ele não causa desconfortos.
Quais são as contraindicações?
Os preenchimentos são contraindicados para gestantes ou lactantes, pessoas com alguma infecção ou inflamação na região a ser tratada ou pacientes com doenças autoimunes.
Em todos os casos, é necessária uma avaliação mais específica do dermatologista para avaliar suas condições.
Conclusão
Os preenchimentos podem ser combinados com outros tratamentos estéticos. Eles são capazes de promover o rejuvenescimento da pele, amenizar as marcas de expressão e trazer um aspecto natural para seu rosto.
São intervenções não invasivas, feitas no próprio consultório médico e não são desconfortáveis. Além disso, os resultados aparecem logo após a aplicação.
A substância mais utilizada é o ácido hialurônico. Por ser biocompatível, não há risco de rejeição ou complicações indesejadas com o uso da técnica.
Fique atento ao profissional que realizará o procedimento. Dê preferência às clínicas conhecidas e profissionais especialistas. Assim, você garante a utilização de produtos de boa procedência e maior durabilidade.
Ficou interessado(a) no preenchimento facial e quer fazer um orçamento? Clique aqui e converse com a equipe da Art Corporis.