A utilização de brincos e acessórios nas orelhas é muito comum. Muitas pessoas utilizam mais de um item pendurado para combinar com o look. No entanto, o lóbulo da orelha – região onde é feito o furo para pendurar acessórios – é relativamente frágil e pode rasgar com o tempo.
Conhecido como lóbulo da orelha rasgado, lóbulo bífido ou também orelha rasgada, é uma lesão geralmente ocasionada pela utilização desses acessórios. Em alguns casos mais raros, acidentes também podem ocasionar o problema.
Independente da causa, a cirurgia para reparar a orelha rasgada é conhecida como lobuloplastia. O procedimento é indicado para pessoas que já sofreram a lesão ou para os que possuem o furo do lóbulo muito alargado e querem corrigir o problema.
A cirurgia também é bastante procurada por pessoas que utilizavam alargadores e não se identificam mais com o item. Sendo assim, faz-se necessário restaurar a anatomia natural do lóbulo.
Neste artigo, vamos explicar como funciona a lobuloplastia, como é o pós operatório e os riscos envolvidos no procedimento.
Como funciona a cirurgia?
A lobuloplastia é uma cirurgia relativamente simples, considerada de pequena complexidade, realizada no próprio consultório médico.
O procedimento requer apenas uma anestesia local no lóbulo que será corrigido. Após alguns minutos, o médico une as bordas do tecido da orelha com pontos de sutura, corrigindo a fenda ou diminuindo o furo presente no local.
A pequena cirurgia dura de 20 a 30 minutos, dependendo do paciente e não requer afastamento das atividades laborais para repouso.
Leia também: Rinoplastia: Entenda tudo sobre este procedimento e quais são os seus benefícios
Como é o pós operatório?
Por ser um procedimento considerado de baixa complexidade, o pós operatório também não exige tempo de repouso. É preciso, porém, tomar alguns cuidados até a efetiva cicatrização e a retirada dos pontos. São eles:
- No dia da cirurgia, mantenha-se em repouso;
- Faça a troca de curativos todos os dias, limpando o local com soro fisiológico e outros produtos indicados pelo médico;
- Aguarde o período solicitado pelo profissional para fazer a retirada dos pontos (geralmente entre 7 e 14 dias);
- Evite refazer furos para a inserção de novos brincos na mesma região da cirurgia. Isso pode causar uma nova abertura excessiva do local;
- Não utilize produtos que não sejam recomendados pelo médico;
- Evite exposição ao sol até 90 dias após a cirurgia;
- Exercícios físicos dependem de liberação médica, mas provavelmente serão incentivados poucos dias após o procedimento.
Quais são os riscos envolvidos?
Os riscos envolvidos variam de acordo com o perfil do paciente. Fatores como idade, comorbidades, peso, uso de medicamentos e fatores genéticos podem influenciar. No entanto, na maioria dos casos, o procedimento não oferece grandes complicações.
Apesar de raras, algumas complicações como: a má cicatrização, deiscência (abertura dos pontos), inflamação e infecção podem surgir. Por isso, antes de realizar a lobuloplastia é necessário passar por uma avaliação médica.
Quando fazer a lobuloplastia?
O principal motivo pela busca da lobuloplastia é a correção da anatomia da orelha, com o intuito de melhorar a estética do órgão. Além disso, lóbulos muito danificados podem inviabilizar o uso de brincos, acessório bastante utilizado pelas mulheres. Nestes casos, o procedimento pode ajudar a fazer pequenos reparos e permitir a continuidade do uso dos itens.
Além disso, a lobuloplastia também é indicada para minimizar as recorrentes inflamações no local, ocasionadas por diversos fatores.
Pacientes que utilizaram alargadores por muitos anos, assim como idosos que danificaram a estrutura pelo uso prolongado de brincos e outros acessórios, também podem recorrer à lobuloplastia.
Em casos mais raros de acidentes, em que o brinco possa ter enroscado em algum local e provocado a lesão, a cirurgia também ajudará a corrigir o problema.
Conclusão
A lobuloplastia é uma cirurgia bastante utilizada para corrigir a anatomia do lóbulo da orelha. A orelha rasgada, como é conhecida, pode ser ocasionada pelo uso constante de brincos e outros acessórios.
O procedimento é relativamente simples, sendo necessário apenas anestesia local. O médico une as bordas do tecido da orelha com pontos de sutura, corrigindo a fenda ou diminuindo o furo presente no local.
Com duração de aproximadamente 30 minutos, a cirurgia é realizada no próprio consultório e requer apenas alguns cuidados no pós-operatório.
Se você precisa fazer uma lobuloplastia ou quer avaliar a necessidade de passar por um procedimento desses, clique aqui e agende uma consulta com um de nossos médicos especialistas!