Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Quem pode fazer lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento indicado para remoção do excesso de gordura de determinadas regiões do corpo
Guia de Conteúdo

Seja para melhorar a estética corporal ou para reduzir gordura localizada, a lipoaspiração é uma cirurgia bastante procurada pelos brasileiros. De acordo com dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), desde 2010, aproximadamente 217 mil brasileiros se submetem a uma lipoaspiração a cada 365 dias. 

Além disso, a lipo está entre as cirurgias mais procuradas no país, ficando atrás apenas do silicone. 

A lipoaspiração é um procedimento indicado para remoção do excesso de gordura de determinadas regiões do corpo, como barriga, coxas, flancos, entre outros. A cirurgia pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens. 

Por se tratar um procedimento cirúrgico invasivo, é preciso se preparar para o período pós operatório. Ainda, para que os resultados sejam mantidos por longos períodos é necessário criar uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. 

Continue a leitura para entender tudo sobre a lipoaspiração, quais são os seus benefícios e em quais casos ela é mais indicada. 

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada com anestesia local ou geral, dependendo do volume e da extensão da área tratada. Ainda assim, o mais indicado é utilizar a anestesia geral, pois é a forma mais segura para a realização do procedimento. 

Apesar de ser mais comum na barriga, a lipoaspiração pode ser aplicada em qualquer parte do corpo. Braços, pernas, abdômen e quadril são os locais mais comumente tratados com a intervenção. 

Para realizar a cirurgia, o médico utiliza uma cânula fina, que é inserida nas áreas de remoção do tecido adiposo. Na sequência, o profissional faz a sucção da gordura. 

A duração do procedimento depende da quantidade de gordura e extensão da área a ser operada, podendo durar minutos ou algumas horas. 

Em alguns casos, é possível associar a lipoaspiração à lipoescultura, que consiste na remoção de gordura de uma região e inserção em outra, com o objetivo de melhorar os contornos corporais.

O objetivo dessa associação é melhorar os contornos corporais
Algumas lipoaspirações podem ser combinadas com a lipoescultura, que consiste na remoção de gordura de uma região e inserção noutra. (Foto: Envato Elements)

Quais são os benefícios da lipoaspiração?

A lipoaspiração é a segunda cirurgia estética mais procurada entre os brasileiros. Um dos motivos para essa procura está associado ao número de pessoas com sobrepeso e obesidade no país.

A última pesquisa do IBGE mostra que a proporção de obesos com mais de 20 anos quase dobrou entre 2003 e 2019, aumentando de 12,2% para 26,8%. Ainda, em 2019, aproximadamente 41 milhões de brasileiros estavam obesos. Já o excesso de peso atingia mais de 60% da população.  

Outro motivo está associado à dificuldade de perder gorduras localizadas em regiões específicas do corpo, apenas com exercícios físicos e dieta. Sendo assim, o procedimento é um forte aliado para as pessoas que buscam melhorar a estética corporal e viver com mais qualidade de vida. Veja alguns dos benefícios da lipoaspiração:

  • Resultado mais rápido;
  • Perda de peso após a realização da lipoaspiração;
  • Melhora da qualidade de vida em pacientes obesos;
  • Remoção da gordura de forma efetiva;
  • Remoção de células de gordura, o que dificulta o ganho de peso posterior;
  • Melhora da autoestima. 

Quais são os principais cuidados no pós-operatório?

As orientações para o pós-operatório devem ser seguidas à risca, afinal, o sucesso da cirurgia depende bastante do processo de recuperação. É normal sentir desconfortos e dores no local do procedimento alguns dias depois. Possivelmente, o médico fará a prescrição de medicamentos analgésicos para diminuir os sintomas. 

Além disso, há algumas recomendações básicas que são comuns a todos. Confira:

Caminhada lenta: caminhar lentamente por dez minutos, duas vezes ao dia, até uma semana após o procedimento;

Utilização da cinta: permanecer com a cinta e/ou meias de contenção durante as primeiras 72 horas após a cirurgia. A retirada para dormir geralmente é recomendada a partir dos 15 dias;

Retirada de pontos: geralmente é feita de 8 a 10 dias depois do procedimento. No entanto, esse tempo vai depender da avaliação médica. 

Drenagem linfática: as massagens são necessárias para diminuir os edemas e as manchas roxas da pele. O início delas também será determinado pelo profissional. 

Leia também: Você sabe qual a diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura?

A proporção de obesos com mais de 20 anos quase dobrou entre 2003 e 2019
A procura pela lipoaspiração está relacionada ao aumento da obesidade no país. (Foto: Envato Elements)

Quais são as contraindicações?

Uma dúvida muito comum é se a lipoaspiração é indicada para a remoção de flacidez e/ou excesso de pele. Portanto, vale ressaltar que esse tipo de procedimento é apenas recomendado para a retirada de gordura localizada

Em casos de excesso de pele é necessário fazer uma abdominoplastia, que pode ser feita separadamente, mas no geral, o médico combina os procedimentos. 

Ademais, o médico precisa avaliar o paciente individualmente para determinar se ele está apto ou não para a lipoaspiração. 

Pacientes obesos, no geral, não estão aptos, já que os resultados não são tão satisfatórios. Nestes casos, o médico pode indicar uma cirurgia bariátrica ou outros tipos de tratamento.

O médico precisa avaliar se o paciente está apto para a cirurgia
Além do abdômen, a lipoaspiração pode ser realizada nas pernas, braços e região do quadril. (Foto: Envato Elements)

Onde posso fazer a cirurgia de lipoaspiração?

Por se tratar de uma cirurgia invasiva, que exige anestesia geral, o procedimento precisa ser executado em um centro cirúrgico. Lá, o médico disporá de toda a estrutura necessária para prosseguir com a intervenção. 

Além disso, escolha um bom profissional para cuidar de você. A cirurgia exige muitos cuidados e deve ser realizada por médicos capacitados. 

Desde 1995 no mercado, a Art Corporis é uma clínica médica de renome, situada em um dos centros médicos mais conhecidos de Brasília, o Júlio Adnet. Situado na Asa Sul, o empreendimento oferece estrutura diferenciada. 

Nossos médicos possuem expertise em cirurgia plástica e estão atualizados com as melhores práticas do mercado. Clique aqui e agende uma consulta!

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília