Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Toxina Botulínica (Botox) ou Preenchimento: Podem ser feitos no verão?

Toxina-Botulinica-ou-Preenchimento-Podem-ser-feitos-no-verao (1)
Guia de Conteúdo

Quando chega a estação mais calorosa do ano, muitas pessoas levantam essa dúvida quanto aos procedimentos estéticos mais procurados. É comum que nessa época as pessoas queiram estar preparadas para curtir as férias e as praias. Mas será que é possível fazer essas aplicações no verão?

Essa pergunta é válida porque existem muitos procedimentos estéticos nos quais é proibida a exposição solar intensa, como os peelings. Mas antes, vamos entender quais as diferenças entre toxina botulínica e preenchimento facial.

O que é preenchimento facial?


Geralmente o preenchimento facial é realizado com a aplicação de ácido hialurônico em áreas do rosto, tratando rugas, depressões, sulcos, além de dar mais volume aos lábios, remodelar nariz ou amenizar cicatrizes.

As aplicações podem ser mais superficiais ou profundas, realizadas utilizando microcânulas.

O que é toxina botulínica?


A toxina botulínica, mais conhecida como Botox (uma das marcas mais conhecidas do produto), promove a paralisia muscular no local onde é aplicada, podendo ser utilizada para diversas finalidades, não somente na estética.

Na-estetica-ela-e-indicada-para-reducao-e-prevencao-de-rugas-dinamicas (1)
Na estética ela é indicada para redução e prevenção de rugas dinâmicas. (Foto: Envato Elements)

Na estética ela é indicada para redução e prevenção de rugas dinâmicas, aquelas que surgem com a expressão facial. Há também o uso para diminuir o sorriso gengival (aquele em que grande parte da gengiva aparece).

Algumas curiosidades sobre o preenchimento facial e a toxina botulínica


Entre os dois procedimentos há algumas semelhanças e diferenças:

Sua pele não ficará com efeito artificial


Pelo contrário! A toxina botulínica não dá efeito de pele esticada ou artificial, ocorrendo somente com seu uso excessivo ou incorreto. A aplicação de ambos os procedimentos pode ocasionar apenas em pequenos sinais vermelhos ou roxos e um pequeno inchaço, com baixa visibilidade e que normalmente desaparecem em até 4 dias.


Preenchimento facial e toxina botulínica possuem durabilidades diferentes


A aplicação de toxina botulínica pode durar entre 4 e 6 meses, enquanto o preenchimento facial dura entre 12 e 20 meses. Não há exatidão na duração, pois depende da estrutura da pele de cada pessoa. Essa diferença se dá pelas substâncias utilizadas nos procedimentos, que têm atuações específicas no organismo e são absorvidas de formas diferentes.

Você não precisa escolher entre um e outro


Uma ótima dica é que você pode associar os dois tratamentos para ter resultados ainda melhores. A toxina botulínica atua nas linhas de expressão no terço superior do rosto, como pés de galinha, a expressão de braveza e as linhas na testa, relaxando a musculatura. Já o preenchimento facial é realizado para preencher profundidades irregulares causadas pelo envelhecimento, como “bigode chinês”, ou até mesmo realçar lábios, mandíbulas e maçãs do rosto.

É possível realizar esses tratamentos no verão?


A resposta é sim! Não há problemas ou contraindicações em realizar esses procedimentos no verão. As substâncias utilizadas no tratamento não possuem qualquer tipo de reação diferente nos dias de elevada temperatura.

Nao-ha-problemas-ou-contraindicacoes-em-realizar-esses-procedimentos-no-verao (1)
Não há problemas ou contraindicações em realizar esses procedimentos no verão. (Foto: Envato Elements)

Além disso, também não deixam a pele mais sensível, como no peeling. Porém, como todo procedimento, é necessário adotar alguns cuidados para obter o melhor resultado no tratamento.

Quais cuidados devem ser tomados ao realizar as aplicações no verão?


Para manter a eficácia do tratamento, são necessários alguns cuidados básicos como:

  • não fazer limpezas de pele ou massagens por 24 horas;

  • não utilizar cosméticos ou produtos na pele por 24 horas;

  • evitar exercícios físicos por 24 horas.


Dependendo do seu caso, é possível que o profissional dê outras indicações além das listadas. Após esse período, é importante manter a limpeza da pele, a hidratação e a proteção solar.

No caso do procedimento ser realizado no verão, é necessário que você se proteja com bonés, óculos e filtro solar, para evitar a contração muscular e causar vincos na pele, colaborando com o reaparecimento das rugas.

Pudemos observar que você pode realizar ambos os procedimentos na época mais calorosa do ano, ficar pronta para as férias e aproveitar as praias. Para isso, é importante procurar um profissional especializado, que garantirá a qualidade do material e a segurança do tratamento.

Aqui na Clínica Art Corporis você terá a certeza de um atendimento exclusivo, com profissionais especializados.

Entre em contato e agende sua consulta!

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília