Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Os poderes da Toxina Botulínica

Toxina Botulínica
Guia de Conteúdo

A toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo. Trata-se de uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia a capacidade de contração nos músculos. Este bloqueio se dá através da liberação de uma substância chamada acetilcolina.

Ela foi descoberta por acaso, pelo casal Carruthers, em um estudo sobre um determinado tratamento. O casal observou que o uso da toxina botulínica tipo A, causava a melhora das rugas ao redor dos olhos.

Toxina Botulínica: aplicações

O procedimento é recomendado para pessoas que desejam se prevenir ou diminuir as rugas que começam a aparecer no rosto. Entre as principais aplicações, estão:

  • Amenizar rugas de expressão como pés de galinha, linhas da testa e ruga no centro dos olhos.
  • Levantar as sobrancelhas, conferindo uma aparência mais descansada ao rosto.
  • Tratamento do bruxismo, na área odontológica.
  • Tratamento de hiperidrose axilar e palmo plantar, uma condição caracterizada pelo excesso de suor.
  • Melhora do contorno do rosto e da flacidez do pescoço.
  • Tratamento de dores cervicais e de cabeça tensional, atuando no relaxamento dos músculos da região.

É importante lembrar que não há nenhuma grande contraindicação para a aplicação de toxina botulínica. Alguns cuidados, no entanto, precisam ser observados no caso de pacientes que têm alergia a algum dos componentes da toxina, doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, e mulheres grávidas ou lactantes. 

Assim, não existe uma idade mínima para a aplicação da toxina botulínica, porém o profissional deve sempre ser consultado e informado sobre o estado de saúde do paciente. 

Benefícios da Toxina Botulínica

O procedimento tornou-se tão popular porque, além de trazer ótimos resultados, é seguro e não invasivo. Entre os benefícios, está a simplicidade e rapidez do procedimento, que dura cerca de 15 minutos, com anestesia local, e no próprio consultório médico.

Os resultados começam a aparecer em 3 dias, sendo mais visíveis de 15 a 21 dias. Este é o momento em que o paciente deve voltar ao consultório para complementação, se necessário. Eles podem durar de 4 a 6 meses, quando o procedimento pode ser repetido.

Dessa forma, o ideal é que as rugas sejam tratadas de forma preventiva, ou seja, antes que elas se fixem no rosto. O procedimento é praticamente indolor e possui altos níveis de satisfação. 

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília