Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Rinoplastia: Entenda tudo sobre este procedimento e quais são os seus benefícios

rinoplastia-art-corporis
Guia de Conteúdo

O Brasil está em segundo lugar entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com os dados mais recentes, divulgados pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica (ISAPS), em 2020, foram realizadas cerca de 1,4 milhões de cirurgias plásticas no país. 

Neste cenário, as rinoplastias figuram na lista dos procedimentos mais procurados pelos brasileiros, especialmente, entre os adultos de 19 a 34 anos. Continue lendo esse artigo para entender como é realizada a cirurgia de rinoplastia e para quem o procedimento é indicado, além de conhecer todos os seus benefícios. 

art-corporis-rinoplastia-cirurgia A rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais populares (foto: Divulgação).

Para quem é indicada a rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de alterar a estrutura do nariz, por motivos estéticos, para corrigir alguma imperfeição ou forma, identificada pelo paciente, ou ainda para corrigir problemas funcionais, como diminuir o ronco e amenizar problemas respiratórios. 

A maioria dos pacientes procura a rinoplastia para melhorar a harmonia facial, especialmente os jovens. Com ela é possível alterar o tamanho do nariz, modificar o formato das narinas, ampliar a projeção e, ainda, remodelar algumas partes da estrutura. 

Apesar de estar entre as top 5 cirurgias mais realizadas no Brasil e seu principal fim ser o estético, a rinoplastia também é muito indicada para o tratamento de disfunções, como o desvio de septo, os problemas respiratórios e a apnéia do sono. 

Como é feita a rinoplastia

rinoplastia-benefícios-do-procedimento O procedimento é também muito procurado pelos homens (foto: Divulgação).

 

Existem duas técnicas mais comuns para realizar a cirurgia de rinoplastia. Confira abaixo como cada uma delas funciona:

  • Aberta ou exorrinoplastia: Esta técnica consiste em uma pequena incisão na base entre as narinas e na parte interna. É o procedimento mais utilizado e preferido pelos cirurgiões, já que possibilita uma visão mais ampla de toda a estrutura, favorecendo o resultado final do procedimento. Além de dar mais liberdade ao profissional, este método possibilita associar outras técnicas, como a correção de desvio de septo. 

 

  • Fechada ou endonasal: Neste tipo de procedimento, as incisões são realizadas dentro das narinas, portanto, é indicada para pequenas intervenções, como alterações na ponta do nariz, por exemplo. 

Como funciona a recuperação após a cirurgia

O processo de recuperação acontece relativamente rápido. As duas primeiras semanas podem ser as mais incômodas, quando o paciente tende a apresentar alguns hematomas e sentir desconfortos. 

Passado o primeiro mês, possivelmente já seja possível retornar às rotinas de atividades físicas, com bastante atenção. Os cuidados nestas primeiras semanas são essenciais para determinar o ritmo do processo de cicatrização e os bons resultados. Além disso, os resultados definitivos da rinoplastia serão percebidos em até um ano, quando o inchaço já diminuiu e o nariz adotou a forma esperada. 

Vale lembrar que cada paciente apresenta as suas peculiaridades, como características de pele diferentes e outros fatores específicos, por isso, alguns podem apresentar cicatrização mais rápida e outros mais lenta. Por isso, as consultas com o médico especialista são importantes pré e pós intervenção. 

Quais os benefícios da rinoplastia

Melhora da autoestima: Corrigir imperfeições e deixar o rosto mais harmônico, sem dúvida, ajuda a melhorar a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Por isso, é super importante escolher uma equipe capacitada que respeite a anatomia do nariz e dê todo o suporte durante o período pré e pós cirurgia. 

Melhora da saúde: A cirurgia de rinoplastia também é muito indicada para corrigir problemas funcionais, como o desvio de septo, um dos causadores do ronco e outros problemas respiratórios. Pacientes com rinite e sinusite também podem se beneficiar com o procedimento, já que a rinoplastia ajuda a aumentar o fluxo de ar nas narinas. 

rinoplastia-art-corporis O acompanhamento de um profissional é essencial para o sucesso da cirurgia (foto: Divulgação).

Seja para fins estéticos ou para corrigir algum problema de saúde, a rinoplastia pode melhorar a sua qualidade de vida e te trazer mais bem estar. Se você pensa em fazer uma rinoplastia, procure por bons profissionais, só assim você terá a garantia de um procedimento seguro, com menos riscos de complicações. 

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília