Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Rinoplastia: o que você precisa saber antes de fazer

Rinoplastia
Guia de Conteúdo

A rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada para corrigir o formato do nariz. Ela pode ser feita por motivos estéticos ou funcionais, dependendo das necessidades do paciente. 

Se você está considerando fazer uma rinoplastia, é importante saber algumas informações antes de tomar sua decisão.

Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é rinoplastia;
  • Indicações para a cirurgia;
  • Como é feita a rinoplastia;
  • Cuidados pós-operatórios;
  • Riscos e complicações da rinoplastia.

Acompanhe e boa leitura!

O que é rinoplastia?

Rinoplastia é o nome dado ao procedimento cirúrgico de correção da forma do nariz. A cirurgia pode ser feita para corrigir defeitos estéticos, reparar danos causados por trauma ou para melhorar a respiração.

O objetivo da rinoplastia é modificar a forma e/ou tamanho do nariz, de acordo com as preferências do paciente. A cirurgia pode ser feita em qualquer idade, mas é mais comumente realizada em pacientes adultos.

Uma vez que a rinoplastia é um procedimento cirúrgico, é importante que o paciente esteja ciente dos riscos envolvidos. Complicações do procedimento são raras, mas podem incluir infecção, sangramento e reações alérgicas à anestesia.

Indicações para a cirurgia.

Como já mencionamos, a rinoplastia é uma cirurgia estética que visa corrigir o formato do nariz. Algumas das principais indicações para a realização da cirurgia são:

– Nariz com formato desproporcional ao rosto;

– Nariz com proeminência (“nariz empinado”);

– Ponta do nariz caída ou afilada;

– Alterações no tamanho ou formato das narinas;

– Presença de rugas na região da ponta do nariz (“bigode chinês”);

Desvio de septo nasal.

Como é feita a rinoplastia?

O procedimento é realizado sob anestesia geral ou anestesia local com sedação. Durante a cirurgia, o cirurgião fará incisões na pele do nariz para ter acesso às estruturas nasais subjacentes. Essas estruturas são então moldadas e/ou removidas para alterar a forma do nariz. As incisões são então fechadas com pontos internos e/ou externos.

A rinoplastia pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, como septoplastia (cirurgia para corrigir um desvio do septo nasal) ou blefaroplastia (cirurgia para remover excesso de pele das pálpebras).

O tempo de recuperação da rinoplastia varia, mas geralmente leva em torno de 7 dias antes que os pontos sejam removidos e outras 2 a 4 semanas antes que as atividades normais possam ser retomadas. 

O resultado final da cirurgia pode demorar até um ano para ficar completamente evidente.

Cuidados pós-operatórios:

É importante seguir as instruções do seu cirurgião para ter o melhor resultado possível da sua rinoplastia. Isto inclui cuidados especiais nos primeiros dias após a cirurgia.

Após a cirurgia, você usará um curativo em volta da cabeça para minimizar o inchaço. Você também pode ter um tubo de drenagem inserido na narina para drenar o excesso de fluidos. Seu médico lhe dará instruções específicas sobre como cuidar de si mesmo e do seu curativo. É importante manter o curativo limpo e seco.

Você pode sentir dor e inchaço nas primeiras semanas após a cirurgia. Seu médico poderá prescrever medicamentos para aliviar a dor. O inchaço irá diminuir gradualmente nas semanas seguintes. Você pode notar que o nariz fica congestionado no início, mas isso também irá melhorar com o tempo.

As atividades normais podem ser retomadas nas semanas seguintes à cirurgia, mas é importante evitar esforços físicos intensos por pelo menos um mês após a operação. Seu médico lhe dirá quando você poderá retomar suas atividades normais completamente.

Rinoplastia em Brasília: Clínica Art Corporis.

A Clínica Art Corporis é especializada em tratamentos estéticos e oferece cirurgia de rinoplastia com experiência e segurança. Somos uma clínica EAS tipo III, com centro cirúrgico e internação de até 48h, que segue todas as normas de segurança e exigências da Vigilância Sanitária do DF. 

Possuímos equipe multidisciplinar, capacitada para atender e realizar cirurgias plásticas de médio e grande porte. Contamos ainda com o Núcleo de Segurança do Paciente. Entre em contato através deste link, ou faça-nos uma visita!

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília