Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Pós bariátrica: O que é e como é feita?

O que fazer após a cirurgia bariátrica.
Guia de Conteúdo

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado para auxiliar na perda de peso e no tratamento da obesidade.  O objetivo é diminuir a quantidade de alimentos que o estômago consegue suportar, diminuindo o seu tamanho.  

De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas cresceu 84,7% na última década

Em 2011 foram realizadas 34,6 mil bariátricas no Brasil, valor que chegou a 63,9 mil, em 2018.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente costuma ter uma grande perda de peso, que tende a acontecer de forma mais acelerada no primeiro ano. Com isso, o indivíduo acumula pele em excesso, sendo necessário sua reparação. 

Quando há uma grande redução de peso, a pele perde a elasticidade e cai, chegando a comprometer funções básicas. Portanto, é necessário fazer uma cirurgia reparadora. 

A pós bariátrica é importante para garantir a saúde do paciente e o sucesso do procedimento cirúrgico. Neste artigo, vamos abordar o que é a pós bariátrica, como ela é feita e quais os cuidados que o paciente deve ter.

Como é feita a cirurgia pós bariátrica?

Na cirurgia de remodelagem corporal, o médico remove o excesso de pele flácida. Para isso, o procedimento mais indicado é a abdominoplastia, pois é uma forma eficiente de remover os excessos. 

Também é possível associá-la à mastopexia, que consiste na correção da flacidez das mamas. Dependendo da necessidade do paciente, os liftings podem ser complementares e ajudarem no tratamento

Todos estes procedimentos são integrados para remover os últimos vestígios da obesidade e melhorar a auto estima do paciente. 

Apesar de os resultados serem permanentes, o paciente precisa adotar um estilo de vida saudável, com uma rotina de exercícios físicos e dieta adequada, pois existe a possibilidade do retorno do peso a longo prazo, em casos da não mudança de hábitos. 

Leia também: Abdominoplastia: o que é e como funciona

O tempo de recuperação é relativo.
O tempo de recuperação vai depender da quantidade de procedimentos que foram realizados. (Foto: Envato Elements)

Qual o tempo de recuperação pós cirúrgico?

O tempo de recuperação vai depender da quantidade de procedimentos que foram realizados e da sua individualidade biológica. 

No caso da abdominoplastia, que é a principal cirurgia reparadora indicada, o tempo de recuperação tende a durar até 60 dias, sendo necessário tomar bastante cuidado com a postura durante o período. O uso de faixa abdominal e o repouso serão decisivos para acelerar o pós operatório. 

Na abdominoplastia é comum surgir dor e alguns hematomas no abdômen, especialmente, nas primeiras 48 horas após o procedimento. Sinais que tendem a sair a partir de 15 dias. 

Já a mastopexia exige repouso até 15 dias após o procedimento, sendo necessária a utilização da malha cirúrgica, entre 1 e 2 meses. Também deve-se evitar movimentar os braços ou deitar-se de bruços. 

Embora cada procedimento tenha seus períodos de repouso específicos, a associação dos mesmos e as particularidades do paciente é que vão determinar o tempo de recuperação, que será definido em conjunto com o médico cirurgião.

Os procedimentos ajudam na autoestima do paciente.
As cirurgias reparadoras impactam diretamente no bem estar e na autoestima do indivíduo. (Foto: Envato Elements)

O que muda na vida dos pacientes após a cirurgia?

Após a cirurgia bariátrica, os pacientes obtêm muitos benefícios à saúde. Há uma melhora na saúde cardiovascular, pois a perda de peso diminui o risco de doenças cardíacas, assim como influencia na diminuição da pressão arterial, redução nos níveis de colesterol e outros indicadores sanguíneos. 

As dores nas articulações ocasionadas pelo sobrepeso também tendem a diminuir ou desaparecer, proporcionando maior funcionalidade ao corpo do paciente. Sem contar na influência positiva em aspectos psicossociais

As cirurgias reparadoras, para remoção de excessos de pele, impactam diretamente no bem estar e na autoestima do indivíduo, além de contribuírem para a saúde do organismo como um todo. 

Conclusão:

A cirurgia reparadora para remoção de excesso de pele, após a bariátrica, é essencial para melhorar a qualidade de vida do paciente

Geralmente, realiza-se a abdominoplastia, associada com outros procedimentos, dependendo da necessidade de cada um. 

O médico cirurgião faz uma avaliação individual do paciente para determinar como proceder com o tratamento. O tempo de recuperação também será determinado a partir dos procedimentos escolhidos e de acordo com a resposta recuperativa do paciente. 

Está buscando algum tipo de tratamento específico para melhorar a estética corporal ou facial, clique aqui e agende uma consulta!

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília