Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Cirurgia Plástica: dicas para obter um bom resultado

o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking com o maior número de cirurgias e procedimentos estéticos do mundo
Guia de Conteúdo

A cirurgia plástica está cada vez mais popular. Seja para melhorar a aparência, corrigir imperfeições ou tratar uma lesão, uma boa cirurgia pode trazer grandes benefícios, tanto para o bem estar quanto para a autoestima. 

A busca por procedimentos estéticos aumentou nos últimos cinco anos. Atualmente, o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking com o maior número de cirurgias e procedimentos estéticos do mundo. 

Estima-se que sejam realizadas mais de 1,5 milhão de cirurgias por ano, no país, ultrapassando os Estados Unidos e México, que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. 

Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Ainda que possa ser um procedimento invasivo, a mudança positiva que a cirurgia pode causar na vida dos pacientes justifica a constante procura por esse tipo de intervenção. 

Neste conteúdo, nós vamos te apresentar uma lista de dicas e cuidados para que a sua cirurgia plástica seja bem sucedida. 

Como se preparar para o dia da cirurgia?

O dia da cirurgia gera bastante ansiedade. Organize-se no dia anterior para ter uma boa noite de sono e siga as orientações médicas quanto ao preparo.

Fique atento a essas dicas de organização:

Horário da cirurgia: é necessário chegar com antecedência ao hospital. Geralmente, solicita-se que o paciente chegue algumas horas antes do horário agendado para que tudo esteja pronto na hora da cirurgia. Atrasos muito grandes podem afetar o fluxo do hospital e até gerar remarcação do procedimento. 

Documentos e exames: não esqueça do seu documento de identificação com foto. Ele será indispensável na hora de liberá-lo para iniciar a preparação no hospital. 

Jejum: no geral, é necessário jejum de até 12 horas antes da cirurgia. Além disso, verifique se para o seu procedimento o jejum é líquido e sólido. Se sim, não é permitido tomar água antes da operação. 

Banho e uso de loções: essa dica vai especialmente para as mulheres. Não se deve usar hidratantes e cremes antes da cirurgia. Isso pode dificultar o trabalho do médico cirurgião, além de prejudicar a conexão de eletrodos na pele. Os eletrodos são utilizados para monitorar os sinais cardíacos do paciente durante a cirurgia. 

Seguindo essas dicas, você consegue se preparar para a cirurgia de forma adequada e garante que o planejamento ocorra de forma tranquila.

Não esqueça do seu documento de identificação com foto
Chegue com antecedência ao hospital para evitar problemas com a realização da sua cirurgia. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Clínica de cirurgia plástica em Brasília | Art Corporis

Quais cuidados são necessários para obter um bom resultado?

Os cuidados com o pós operatório são cruciais para determinar o sucesso do procedimento e acelerar o processo de cicatrização. Portanto, siga as orientações médicas. 

Os principais cuidados envolvem respeitar o tempo de repouso, utilizar a medicação indicada, evitar exposição ao sol e manter uma alimentação saudável. 

Além disso, alguns profissionais podem indicar a realização de drenagem linfática, pois elas são aliadas no pós-operatório de diversas cirurgias plásticas. Esta técnica manual ajuda a eliminar os líquidos que ficam retidos no organismo durante o procedimento. 

Fique atento também à higiene. Os curativos são aplicados para evitar infecção nas áreas cicatrizadas. No entanto, a assepsia do local é indispensável, assim como a troca dos curativos. 

Evite grandes esforços nos primeiros dias após a cirurgia. Além disso, se você pratica atividades físicas, aguarde a liberação médica para retornar a sua rotina de exercícios. 

Sempre que surgir algum sintoma indesejado neste período, sinalize seu médico para avaliar o caso. 

O que você deve levar em consideração antes da cirurgia?

Antes de optar pela realização de uma cirurgia plástica é preciso avaliar alguns aspectos. Tenha em mente que o procedimento é invasivo e exigirá um período de recuperação.  

Além disso, avalie quais são as motivações para realizar o procedimento. Afinal, o período recuperativo pode gerar incômodos. Ter certeza de que é o melhor tratamento a fazer vai te ajudar a passar este pequeno período de forma mais tranquila. 

A escolha de um bom profissional também é crucial. Além da parte técnica, que deve ser avaliada, construa um vínculo de confiança com o médico. Esta relação mais estreita vai te dar mais segurança na hora de realizar o procedimento. 

Tire todas as suas dúvidas em relação à cirurgia e o tempo de recuperação. Tenha muito claro como serão os resultados. Quanto mais munido de informações você tiver, mais fácil será de encarar o processo de recuperação. 

Por último, tome a decisão com calma. Avalie todas as possibilidades de tratamento, afinal as cirurgias plásticas geralmente são eletivas, não exigindo urgência.

Escolha profissionais qualificados
A escolha de um bom profissional e os cuidados com o pós operatório são fundamentais. (Foto: Envato Elements)

Conclusão

As cirurgias plásticas são procedimentos invasivos que exigem cuidados, tanto no pré quanto no pós operatório. 

Antes de tomar a decisão de passar por um procedimento cirúrgico, avalie suas possibilidades de tratamento, quais são os prós e contras da cirurgia e como será o período de recuperação. 

Além disso, construa uma relação de confiança com o seu médico, avalie-o tecnicamente e verifique sua reputação no mercado. 

Como dissemos anteriormente, a escolha de um bom profissional e os cuidados com o pós operatório são determinantes para que a sua cirurgia seja um sucesso. 

Se você busca uma equipe médica qualificada em cirurgias plásticas, com anos de experiência no mercado, clique aqui e converse com os profissionais da clínica Art Corporis

5/5 - (1 vote)
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília