Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Toxina botulínica: Quais os benefícios?

a toxina botulínica é o procedimento injetável mais procurado em todas as faixas etárias
Guia de Conteúdo

O Brasil é o 1º país com o maior número de cirurgias e procedimentos estéticos do mundo. Anualmente, são realizadas mais de 1,5 milhão de cirurgias, ultrapassando países como Estados Unidos e México, que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente. 

Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, figura entre os procedimentos não cirúrgicos mais procurados, em todas as faixas etárias. 

Além disso, o mercado da estética está muito aquecido. De 2016 a 2020 houve um crescimento de 24,1% na aplicação de procedimentos injetáveis. Só no ano de 2020, foram realizadas mais de 600 mil aplicações não cirúrgicas desse tipo. 

Aquecido pela crescente exposição nas redes sociais, o Botox tornou-se conhecido até por pessoas que não são consumidoras do mercado da beleza

Neste conteúdo, vamos te explicar quais são os principais benefícios da aplicação da toxina botulínica para os mais variados tipos de necessidades.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância que tem como função a paralisia muscular da área onde é inserida. Após a aplicação, o produto ajuda a bloquear a contração muscular e promove o relaxamento de áreas específicas da pele, especialmente, do rosto. 

Sendo assim, é possível reduzir o surgimento de rugas e linhas de expressão, provocadas pelo envelhecimento natural da pele. 

Atualmente, existem quatro tipos de neuromoduladores de toxina botulínica tipo A autorizados para comercialização. São eles: 

  • Botox;
  • Xeomin;
  • Dysport;
  • Prosigne, utilizado apenas no mercado nacional.

Leia também: Toxina Botulínica (Botox) ou Preenchimento: Podem ser feitos no verão?

a função do botox é reduzir as marcas de expressão
O botox ajuda a bloquear a contração muscular e promove o relaxamento de áreas específicas da pele. (Foto: Envato Elements)

Como funciona a aplicação de toxina botulínica?

A aplicação é um procedimento rápido e que causa pouca ou nenhuma dor. O médico dermatologista utiliza anestésicos tópicos para garantir mais conforto ao paciente. A aplicação do produto é feita com uma seringa e pode durar até meia hora. 

As áreas de aplicação são definidas junto ao profissional que está realizando o procedimento. Os resultados são imediatos, sendo notados após a aplicação. 

Após 15 a 20 dias, o paciente retorna ao consultório para fazer uma reavaliação e, em alguns casos, retocar o procedimento. 

Os resultados podem durar de 4 a 6 meses, pois a paralisia muscular das áreas aplicadas perde força com o passar do tempo. Portanto, o ideal seria refazer o procedimento com certa frequência para evitar o surgimento de rugas e outras marcas de expressão. 

Benefícios da aplicação

São inúmeros os benefícios da aplicação de toxina botulínica e ele pode ser utilizado não só para a estética, mas também para outros fins. 

Ela é bastante útil no tratamento da sudorese excessiva nas axilas, mãos e pés, assim como para tratar as paralisias faciais de causas diversas presentes em adultos e crianças. 

Além disso, a substância é eficiente para: 

  • Diminuir as linhas de expressão, causadas pelo envelhecimento natural da pele;
  • Evitar o aparecimento de rugas, causadas pela contração constante da musculatura da face;
  • Preservar o aspecto jovem e conservado da pele;
  • Melhorar a autoestima e autoconfiança.

Quando devo iniciar o tratamento com a toxina?

Não existe uma idade específica para iniciar as aplicações. Isso vai depender dos seus fatores genéticos, que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. 

Geralmente, a partir dos 20 e antes dos 30 anos, já é possível usufruir dos benefícios da aplicação. 

A toxina botulínica tem sido bastante utilizada de forma preventiva, evitando o surgimento de marcas de expressão ao longo da vida.

Vale ressaltar que em todos os casos é necessário passar por uma avaliação com um médico dermatologista antes de iniciar o tratamento com toxina botulínica.

Não há idade específica para começar a utilizar o botox
A partir dos 20 e antes dos 30 anos, já é possível usufruir dos benefícios da toxina botulínica. (Foto: Envato Elements)

Existem contraindicações?

No geral, há poucas contraindicações para a aplicação do botox. Não é recomendado a gestantes ou lactantes. 

Em todos os casos, deve-se passar por uma avaliação médica para entender quais são as particularidades de cada paciente, assim como possíveis efeitos colaterais. 

Outro cuidado que você precisa ter é com o profissional que realizará o procedimento. Dê preferência às clínicas conceituadas e profissionais com experiência no mercado. Assim, você garante a utilização de um produto de boa procedência e maior durabilidade. 

 

Ficou interessado(a) na toxina botulínica, clique aqui e converse com a equipe da Art Corporis

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília