Um novo conceito em Hospital Dia
Siga-nos:

E-mail

clinicaartcorporis@uol.com.br

Telefone

(61) 3542-2782 / 99921-6282

Menu

Cuidados pré-operatórios

Controlar os sintomas de ansiedade pré cirurgia é essencial para o sucesso da mesma
Guia de Conteúdo

A realização de uma cirurgia plástica geralmente está associada a um variável grau de ansiedade do paciente. Isso é bastante comum, afinal o procedimento é invasivo, pode envolver anestesia geral e possui alguns riscos. 

Apesar de comum, estar muito ansioso no pré operatório não é positivo para a realização da cirurgia. Estudos mostram que entre 60 a 80% dos pacientes apresentam certo grau de ansiedade momentos antes da operação

Pessoas com níveis de ansiedade muito elevados podem apresentar sensibilidade à percepção de dor, solicitando maior quantidade de analgésicos e mais tempo de internação hospitalar. 

Portanto, controlá-la é um fator importante no período pré cirurgia. Uma boa estratégia é manter-se bem informado sobre o procedimento e os períodos anteriores e posteriores a ele.

Afinal, assim como o período de recuperação, os cuidados no pré operatório são essenciais para garantir o sucesso da cirurgia plástica. 

Neste artigo, vamos lhe dar dicas para você controlar os sintomas de ansiedade antes da sua cirurgia, assim como todas as medidas que precisam ser tomadas antes do procedimento. 

O que fazer antes da cirurgia?

Qualquer procedimento cirúrgico requer uma série de medidas que devem ser tomadas com antecedência. Dentre elas, a realização de consultas e avaliações médicas, exames, a autorização de guias e por aí vai.

Fique atento às orientações a seguir para que sua cirurgia ocorra de maneira tranquila:

  • Informe o seu médico sobre doenças preexistentes, qualquer uso regular de medicações ou outras substâncias. Além disso, dê uma atenção especial aos medicamentos que contém ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) e anticoagulante (Warfarin). Estas substâncias  podem aumentar o risco de sangramentos durante a operação, portanto, devem ser evitadas;

  • Informe-o também sobre a existência de alergias, principalmente as medicamentosas;

  • É proibido fumar por dois meses antes e dois meses após a cirurgia. A nicotina tem efeito constritor nos vasos sanguíneos da pele e pode causar distúrbios na cicatrização, com aumento das chances de necrose e infecção;

  • A menstruação não é impedimento para a cirurgia, mas, de preferência, programe-a para fora do período menstrual;

  • Evite exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia;

  • Em casos de gripes, resfriados ou outras indisposições, o seu médico deverá ser informado com antecedência para adotar as medidas necessárias;

  • Não ingira bebidas alcoólicas por 48 horas antes;

  • Jejum completo (inclusive de líquidos) por oito horas antes da cirurgia;

  • A higiene oral pode ser realizada normalmente;

  • Chegar 60 minutos antes do horário marcado para a cirurgia, tempo adequado para sua admissão no hospital;

  • Antes de entrar no centro cirúrgico, lembre-se de retirar lentes de contato, próteses auditivas e dentárias;

  • No dia da cirurgia, lembre-se de levar todos os exames pré-operatórios para o hospital;

  • Nos casos de cirurgias de mamas, abdome ou lipoaspiração, levar o modelador ou a cinta no dia da operação.

Ao optar por fazer uma cirurgia plástica, procure tirar as suas dúvidas e analisar todos os prós e contras. Anote em um papel todo questionamento que surgir e converse francamente com o seu médico nas consultas que antecedem a mesma. Não tenha receio de fazer perguntas e responda tudo o que seu cirurgião perguntar.

Leia também: T-Sculptor: Como funciona o procedimento?

o procedimento é invasivo e envolve alguns riscos
Ao optar por fazer uma cirurgia plástica, procure tirar as suas dúvidas e analisar todos os prós e contras. (Foto: Envato Elements)

Dicas para controlar a ansiedade antes da cirurgia

Como já dissemos, sentir ansiedade antes de uma cirurgia é normal, por todos os riscos e preparos que a mesma envolve. No entanto, separamos algumas dicas para que você possa manter esses sintomas controlados. Veja quais são elas:

Converse com seu médico: tirar todas as dúvidas lhe ajudará a ficar mais relaxado para a cirurgia. Além disso, discutir o procedimento e informar todas as suas preocupações vai estreitar a sua relação com o profissional e te trazer mais segurança e confiança;

Descanse e relaxe: a ansiedade pode alterar seu humor e os padrões de sono e essas mudanças de comportamento aumentam ainda mais o seu nível de estresse. Portanto, converse com pessoas de confiança e faça exercícios de respiração ou meditação. Praticar exercícios físicos e manter sua rotina de lazer ajuda bastante.  

Mantenha-se ativo: os exercícios físicos são excelentes para diminuir a ansiedade e o estresse. Muitos estudos já indicam o exercício como regulador desses sintomas. Atividades ao ar livre também podem ajudar, especialmente, se envolverem espaços onde você terá contato com a natureza. 

Prepare seu corpo: dias antes da cirurgia, tente manter uma rotina alimentar saudável que ajude a preservar o seu sistema imunológico. Hidrate-se bem, tenha boas noites de sono e descanse.

Atividades ao ar livre, em contato com a natureza, são excelentes reguladores destes sintomas
Praticar exercícios físicos pode te ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade dias antes da cirurgia. (Foto: Envato Elements)

Conclusão

Realizar uma cirurgia envolve muitos quesitos, desde a bateria de exames, organização de documentos e visitas ao médico. Portanto, é preciso se organizar, pois o bom planejamento ajuda a reduzir sua ansiedade e garante que o procedimento seja tranquilo do começo ao fim. 

Se você se considera uma pessoa ansiosa, siga as dicas deste artigo. Elas te ajudarão a ir para a cirurgia com mais tranquilidade. 

Escolher profissionais de confiança é um dos passos mais importantes, afinal sua saúde estará nas mãos deles. A equipe da Art Corporis possui anos de experiência em cirurgia plástica.

Clique aqui e conheça mais sobre nosso corpo clínico e estrutura.

Avalie post
CO2 Fracionado

Clínica Art Corporis

Oferecemos centro cirúrgico, com leitos para internação para outras especialidades.

Categorias

Veja também

pele sensível
Dermatologia

Cuidados Especiais para Pele Sensível

Ter uma pele sensível requer cuidados especiais para mantê-la saudável e protegida. Descobrir a rotina adequada e os produtos certos

Cirurgia Plástica Brasília